Preservar as memórias da Educação. Guarde essa ideia!
– Dissertações
AGUIAR, Ana Maria Batista. Histórias e Representações da docência no Magistério Primário: relatos de professores do Instituto de Educação professor Aldo Muylaert em Campos dos Goytacazes. Dissertação de Mestrado. Campos dos Goytacazes, Mestrado em Políticas Públicas, UENF, 2003.
ALVARENGA, Dulce Rodrigues. A ação político-pedagógica do SEPE junto aos professores, na busca de uma Escola Pública e de Qualidade e que atenda aos interesses da Classe Trabalhadora. Dissertação de Mestrado. Niterói, Mestrado em História Social, UFF, 1991.
ALVARENGA, Márcia Soares. A inter-relação entre educação popular e organização comunitária como um fator de contribuição à construção da cidadania: um estudo de caso. Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro, Mestrado em Educação, UFRJ, 1991.
ARAÚJO, Thays Rosalin. Que tempo temos? Estudo sobre a organização do trabalho docente e o tempo escolar. Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro, Mestrado em Educação, UERJ, 2008.
ASSIS, Simone Gonçalves de. Quando crescer é um desafio social: estudo Sócio-Epidemológico. Sobre Violência em escolas de Duque de Caxias. Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro, Mestrado-Escola Nacional de Saúde Pública, Fundação Oswaldo Cruz, 1991.
BARROS, Ruth Nazaré. Escola Pública: da autonomia concedida à autonomia possível. Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro, Mestrado em Educação, UERJ, 2002.
BRANDÃO, Elton Palmeira. Uma direção colegiada e sua Proposta Político-pedagógica em uma Escola Pública de Segundo Grau do Estado do Rio de Janeiro: Um Estudo de Caso. Rio de Janeiro, Mestrado em Educação, UERJ, 1993.
CAJU, Andréia Viana Ferreira. Análise da Disciplina Sociologia na educação Profissional: Reflexões a partir de um estudo de caso. Dissertação de Mestrado. Seropédica, Mestrado em Ciências em Educação, UFRRJ, 2005.
CAMACHO, Suzana Brunet. Cadernos de segredos: marcas da educação católica na escrita íntima. Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro, Mestrado em Educação, UERJ, 2005.
CASTRO, Maria Regina Bortolini. A vida e a Morte nas representações de violência e adolescentes. Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro, Mestrado em Educação, UFRJ, 1998.
COSTA, Eloísa Helena de Campos Costa. A trama da violência na escola. Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro, Mestrado em Educação, FGV, 1993.
DAVID, Fátima Bitencourt. De azul e amarelo, se pinta o futuro incerto da “Cidade Feliz”. Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro, Mestrado em Educação, UERJ, 2002.
DALVI, Gelson Pereira. Novos atores na cena universitária da FEBF. Dissertação de Mestrado. Duque de Caxias, Mestrado em Serviço Social, UERJ, 2002.
FAEDA, Rita Serpa. Gestão Democrática: os desafios dessa prática no cotidiano do SEPE/RJ. Dissertação de Mestrado. Niterói, Mestrado em Educação, UFF, 2000.
FRANGELLA, Rita de Cássia Prazeres. Experiências e Formação de Professores: um estudo histórico do Colégio de Aplicação da Universidade do Brasil. Dissertação de Mestrado. Niterói, Mestrado em Educação, UFF, 2001.
GOMES, Antônia Simone Coelho. Templo do Saber: a consagração da Escola Estadual Melo Viana em Carangola – Minas Gerais. Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro, Mestrado em Educação,UERJ, 2002.
LING, Lilian Claudia Alves. Análise Experimental dos Efeitos do Design no mobiliário Escolar (Assento Tradicional e Bola de Sentar) no desempenho em Leitura Oral: Posto de Trabalho Informatizado. Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro, Mestrado em Educação, UERJ, 2004.
MACHADO, Maria Alice Ormonde. A resistência docente em uma perspectiva emancipatória. Dissertação de mestrado. Rio de Janeiro, Mestrado em Educação, UERJ, 1993.
OLIVEIRA, Ozerina Victor de. Trabalho docente e produção de resistência em um currículo das séries iniciais do ensino fundamental. Dissertação de Mestrado. Mato Grosso, Mestrado em Educação Pública, UFMG, 1997.
REIS, Maria Cândida Delgado. Tessitura de Destinos. Mulher e Educação: São Paulo 1910/20/30. Dissertação de Mestrado. São Paulo, Mestrado em História, PUC, 1991.
SOIHET, Rachel. Bentha Lutz e a ascenção social da mulher, 1919 – 1937. Dissertação de Mestrado. Niterói, Mestrado em História, UFF, 1974.
TEIXEIRA, Vânia Laneuville. As reinterpretações das propostas curriculares oficiais em uma instituição escolar – o caso da Escola Municipal Francisco Portugal Neves. Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro, Mestrado em Educação, UFRJ, 2001.
TOLEDO, Paulo de Tarso Gasparelli. O Processo de Formação de Professoras/es para Educação de Jovens e Adultos no curso de Estudos Adicionais do Instituto de Educação do Rio de Janeiro. Dissertação de Mestrado. Niterói, Mestrado em Educação, UFF, 1998.
VENANCIO, Giselle Martins. Mulher, Política e Trabalho: Contando uma outra história. Dissertação de Mestrado. Niterói, Mestrado em História Social, UFF, 1996.
ZÊBA, Clenícia. O acesso do professor à formação contínua em educação ambiental, numa Perspectiva Construtiva: à luz da Lei 9.795/99. Dissertação de Mestrado. Niterói, Mestrado em Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente, Centro Universitário Plínio Leite, 2009.