– Dissertações

  • AGUIAR, Ana Maria Batista. Histórias e Representações da docência no Magistério Primário: relatos de professores do Instituto de Educação professor Aldo Muylaert em Campos dos Goytacazes. Dissertação de Mestrado. Campos dos Goytacazes, Mestrado em Políticas Públicas, UENF, 2003.
  • ALVARENGA, Dulce Rodrigues. A ação político-pedagógica do SEPE junto aos professores, na busca de uma Escola Pública e de Qualidade e que atenda aos interesses da Classe Trabalhadora. Dissertação de Mestrado. Niterói, Mestrado em História Social, UFF, 1991.
  • ALVARENGA, Márcia Soares. A inter-relação entre educação popular e organização comunitária como um fator de contribuição à construção da cidadania: um estudo de caso. Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro, Mestrado em Educação, UFRJ, 1991.
  • ARAÚJO, Thays Rosalin. Que tempo temos? Estudo sobre a organização do trabalho docente e o tempo escolar. Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro, Mestrado em Educação, UERJ, 2008.
  • ASSIS, Simone Gonçalves de. Quando crescer é um desafio social: estudo Sócio-Epidemológico. Sobre Violência em escolas de Duque de Caxias. Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro, Mestrado-Escola Nacional de Saúde Pública, Fundação Oswaldo Cruz, 1991.
  • BARROS, Ruth Nazaré. Escola Pública: da autonomia concedida à autonomia possível. Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro, Mestrado em Educação, UERJ, 2002.
  • BRANDÃO, Elton Palmeira. Uma direção colegiada e sua Proposta Político-pedagógica em uma Escola Pública de Segundo Grau do Estado do Rio de Janeiro: Um Estudo de Caso. Rio de Janeiro, Mestrado em Educação, UERJ, 1993.
  • CAJU, Andréia Viana Ferreira. Análise da Disciplina Sociologia na educação Profissional: Reflexões a partir de um estudo de caso. Dissertação de Mestrado. Seropédica, Mestrado em Ciências em Educação, UFRRJ, 2005.
  • CAMACHO, Suzana Brunet. Cadernos de segredos: marcas da educação católica na escrita íntima. Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro, Mestrado em Educação, UERJ, 2005.
  • CASTRO, Maria Regina Bortolini. A vida e a Morte nas representações de violência e adolescentes. Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro, Mestrado em Educação, UFRJ, 1998.
  • COSTA, Eloísa Helena de Campos Costa. A trama da violência na escola. Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro, Mestrado em Educação, FGV, 1993.
  • DAVID, Fátima Bitencourt. De azul e amarelo, se pinta  o futuro incerto da “Cidade Feliz”. Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro, Mestrado em Educação, UERJ, 2002.
  • DALVI, Gelson Pereira. Novos atores na cena universitária da FEBF. Dissertação de Mestrado. Duque de Caxias, Mestrado em Serviço Social, UERJ, 2002.
  • FAEDA, Rita Serpa. Gestão Democrática: os desafios dessa prática no cotidiano do SEPE/RJ. Dissertação de Mestrado. Niterói, Mestrado em Educação, UFF, 2000.
  • FRANGELLA, Rita de Cássia Prazeres. Experiências e Formação de Professores: um estudo histórico do Colégio de Aplicação da Universidade do Brasil. Dissertação de Mestrado. Niterói, Mestrado em Educação, UFF, 2001.
  • GOMES, Antônia Simone Coelho. Templo do Saber: a consagração da Escola Estadual Melo Viana em Carangola – Minas Gerais. Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro, Mestrado em Educação,UERJ, 2002.
  • LING, Lilian Claudia Alves. Análise Experimental dos Efeitos do Design no mobiliário Escolar (Assento Tradicional e Bola de Sentar) no desempenho em Leitura Oral: Posto de Trabalho Informatizado. Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro, Mestrado em Educação, UERJ, 2004.
  • MACHADO, Maria Alice Ormonde. A resistência docente em uma perspectiva emancipatória. Dissertação de mestrado. Rio de Janeiro, Mestrado em Educação, UERJ, 1993.
  • OLIVEIRA, Ozerina Victor de. Trabalho docente e produção de resistência em um currículo das séries iniciais do ensino fundamental. Dissertação de Mestrado. Mato Grosso, Mestrado em Educação Pública, UFMG, 1997.
  • REIS, Maria Cândida Delgado. Tessitura de Destinos. Mulher e Educação: São Paulo 1910/20/30. Dissertação de Mestrado. São Paulo, Mestrado em História, PUC, 1991.
  • SOIHET, Rachel. Bentha Lutz e a ascenção social da mulher, 1919 – 1937. Dissertação de Mestrado. Niterói, Mestrado em História, UFF, 1974.
  • TEIXEIRA, Vânia Laneuville. As reinterpretações das propostas curriculares oficiais em uma instituição escolar – o caso da Escola Municipal Francisco Portugal Neves. Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro, Mestrado em Educação, UFRJ, 2001.
  • TOLEDO, Paulo de Tarso Gasparelli. O Processo de Formação de Professoras/es para Educação de Jovens e Adultos no curso de Estudos Adicionais do Instituto de Educação do Rio de Janeiro. Dissertação de Mestrado. Niterói, Mestrado em Educação, UFF, 1998.
  • VENANCIO, Giselle Martins. Mulher, Política e Trabalho: Contando uma outra história. Dissertação de Mestrado. Niterói, Mestrado em História Social, UFF, 1996.
  • ZÊBA, Clenícia. O acesso do professor à formação contínua em educação ambiental, numa Perspectiva Construtiva: à luz da Lei 9.795/99. Dissertação de Mestrado. Niterói, Mestrado em Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente, Centro Universitário Plínio Leite, 2009.