Ao projeto Patrimônio Histórico-Educativo – Leituras da Educação em Duque de Caxias: andanças para ver e ler interessa a investigação e a problematização dos processos históricos de gestação de projetos educacionais, elaborados por figuras públicas ligadas ao poder ou de iniciativas populares no período 1920 a 1970. Propõe-se a apresentar os conceitos, propostas e intencionalidades presentes nos projetos político-pedagógicos que nortearam a educação escolar como espaço de consolidação da cultura brasileira e de manifestações culturais diversas. Pretende-se, através da pesquisa, avançar nos cuidados dos acervos documental e iconográfico da educação.
Objetiva-se que as andanças pela cidade possibilitem o olhar mais detalhado sobre o fazer histórico da educação local. O percurso histórico-educativo consiste na visitação a algumas instituições escolares que representaram marcos na educação em Duque de Caxias, possibilitando o conhecimento de sua história de fundação, de suas memórias e dos atores envolvidos neste processo.
- Escola Dr Álvaro Alberto –anos de 1920 e 1930, particularizado ao Projeto da Escola Nova.
- Colégio Santo Antônio – ano de 1940, particularizado na Missão das Irmãs Franciscanas de Dillingen, que chegam da Alemanha à cidade de Cabo Frio nos anos de 1930. Em particular, as memórias de ex-aluna sobre as práticas pedagógicas, seus atores e a formação docente.
- Colégio Duque de Caxias – anos de 1950, entrelaçado à urbanização e ao ensino privado na cidade de Duque de Caxias sob a perspectiva de uma ex-aluna.
- Instituto de Educação Governador Roberto Silveira – anos de 1960, história de fundação.
- Patronato do São Bento – anos de 1950 – um olhar sobre a infância criminalizada e abandonada na cidade.