– Instituto de Educação Governador Roberto Silveira

Espaço Museal do Instituto de Educação Governador Roberto Silveira

     O Instituto de Educação Governador Roberto Silveira – IEGRS é criado em 12 de junho de 1962, através do Decreto Estadual nº 8272, com a denominação de Instituto de Educação de Duque de Caxias. Em janeiro de 1963, recebe a denominação de Instituto de Educação “Roberto Silveira”, e em junho, de Instituto de Educação Governador Roberto Silveira. Sua criação se dá na conjuntura de expansão da rede de educação pública em Duque de Caxias/RJ, resultante do convênio consolidado entre o Estado do Rio de Janeiro e o município. Inicia suas atividades implantando turmas ginasiais. Entretanto, sem local para funcionamento, realiza o Exame de Admissão à 1ª série do Curso Ginasial em fevereiro de 1963, em espaço cedido pelo Grupo Escolar Duque de Caxias. E é abrigado inicialmente na Associação Espírita Cairbar Schutel, dividindo as instalações com a Escola Abraham Lincoln, da própria Associação. Ali permanece entre abril de 1963 e junho de 1964, quando é transferido para seu prédio próprio.

Em 21 de dezembro de 1965, através do Decreto nº 12169, é criado o Jardim de Infância nomeado Chapeuzinho Vermelho, cumprindo a oferta de educação pré-primária às crianças de até seis anos, conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº 4024/61, o que se dá até 2007, quando conclui sua última turma. Ainda em 21 de dezembro de 1965, de acordo com a Constituição Estadual de 1941, é criado o “Grupo Escolar de 4ª categoria integrante do Instituto”. O IEGRS amplia o atendimento anual ao Ensino Primário a dezenas de turmas, por longos anos. Anualmente, cumprindo a determinação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº 9394/96, que atribui ao poder público estadual assegurar o ensino fundamental, oferecendo prioritariamente o ensino médio, e ao poder público municipal a oferta prioritária de ensino fundamental, vem diminuindo gradativamente o número de turmas do Ensino Fundamental. Em 2013, atende somente do 6º ao 9º ano de escolaridade.

No final da década de 1970, as professoras do IEGRS criam uma Classe de Oportunidades para auxiliar os alunos que apresentavam grande índice de repetência. Essa classe, posteriormente, atenderia também a crianças da comunidade com necessidades especiais auditivas, mentais e motoras, dando início à inserção da escola na História da Educação Especial do município de Duque de Caxias. Contam-nos as professoras que na década posterior é criada na instituição a primeira Sala de Recursos da rede estadual de ensino. Na época, os alunos da rede estadual com necessidades educacionais especiais estudavam somente em Classes Especiais. O projeto amplia-se, criando diversas Salas de Recursos com especificidade em Estimulação Precoce, Deficiência Auditiva, Mental e Física. Ainda na década de 80, em mais um projeto pioneiro, inicia-se a inclusão dos alunos com necessidades especiais auditivas e mentais na classe regular de Educação Infantil. Em 1998, é implantada a Cozinha Experimental – Vida Prática e, nos anos 2000, os projetos Informática, Horta Experimental e Confecção de Sabão. Atualmente, com a política nacional de educação inclusiva, a Sala de Recursos do IEGRS continua assistindo crianças e jovens que estudam em classes regulares na rede estadual. A escola oferece, ainda, uma Classe Especial.

O IEGRS inicia a formação pública de professores primários no município de Duque de Caxias ao instaurar, em 1965, o Curso Normal. A criação da “Escola Normal de Grau Colegial” do IEGRS se dá no contexto da campanha pela instituição de Cursos Normais públicos no município, para formação pedagógica de professoras, em substituição às “professoras leigas” na rede pública de ensino. Atendendo à finalidade do ensino normal de formação de professores, orientadores, supervisores e administradores escolares destinados ao ensino primário, conforme a LDB nº 4024/61, o IEGRS realiza, em 1964, um Curso de Especialização em Educação Primária. E em 1965, um Curso de Formação de Orientador de Educação Primária e um Curso de Treinamento de Professores Leigos, este último oferecido até o ano de 1970. A formação estende-se, ainda, aos Cursos Adicionais de Comunicação e Expressão, de Ciências, de Estudos Sociais, de Pré-Escolar, de Alfabetização e de Educação Especial até o início dos anos 2000.

Visitação ao Espaço Museal do Instituto de Educação Governador Roberto Silveira

Em 1966, no IEGRS, é dado início ao Curso Superior de Formação de Professores para o Ensino Normal -CFPEN, nos termos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº 4024/61, e igualmente inserido na conjuntura de afirmação de espaços públicos de formação pedagógica para o exercício do magistério em Duque de Caxias. Em janeiro de 1967, através do Decreto nº 12876, é criada no IEGRS a primeira Faculdade de Educação pública da Baixada Fluminense, passando o colégio a “integrar o campo de experimentação e demonstração da referida unidade”. Efetivada, na prática, no final dos anos 80, após o esforço de mobilização de professores, alunos e funcionários, com a participação dos movimentos sociais. O CFPEN é reconhecido como Curso de Pedagogia em 1970, e incorporado à UERJ em 1981, permanecendo a Faculdade de Educação da Baixada Fluminense/UERJ abrigada nas instalações do colégio até 1998, quando é transferida para seu campus próprio, após longos anos de reivindicação da comunidade acadêmica.

Além da formação na área do magistério, o IEGRS institui a oferta de cursos profissionalizantes em diversas áreas. Com o advento da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 5692/71, que estabelece a habilitação profissional no 2º Grau, a fim de preparar mão-de-obra compatível às necessidades da economia nacional, a escola amplia as modalidades dos cursos na década de 1970. São realizados no noturno, Cursos de Administração, de Publicidade, de Secretariado, de Técnico em Contabilidade e de Técnico em Crédito e Finanças, extintos no final da década de 1980, quando, então, iniciam-se as turmas de Formação Geral. Atualmente, o IEGRS limita-se à modalidade Normal (Formação de Professores) e ao Ensino Médio. Em 2013, o IEGRS comemora 51 anos de história e ainda representa uma das principais instituições de educação pública no município de Duque de Caxias.